Benchmarking BTG+

Gerar comparações, insights e recomendações sobre a experiência com os apps mobile (conta PF) do BTG+ e de outros 8 bancos e coletar dados sobre o banco Revolut com foco inspiracional e de negócio.

12/20/20211 min ler

Aprendizados

Este projeto contribuiu para uma visão mais aprofundada sobre o produto BTG+ do banco BTG. Clarificou as atividades bem sucedidas entre os players em questão que são referência e práticas padrões. Além de me proporcionar maior aprendizado sobre como utilizar este tipo de pesquisa como pessoa UX Designer e maior conhecimento sobre os principais bancos do Brasil.

Empresa: ilegra (Cliente Banco BTG)

Período: Agos/2021 - Fev/2022

*Não é permitido compartilhar detalhes publicamente além do exibido. Quer saber mais sobre o processo UX nesse projeto? Entre em contato: deborahmagj@gmail.com.

Desafio

Através de uma visão de especialista e de métricas de UX, documentar, analisar, avaliar e comparar tarefas realizadas nas plataformas dos diferentes players: Coletar dados da visão dos clientes / usuários sobre os players analisados através de entrevista exploratória seguida de teste de usabilidade. Realizar estudo de caso sobre o banco Revolut.

Resultado

A entrega foi composta por análise de 8 players btg+, Inter, Nubank, C6 Bank, XP Investimentos, Itaú Personalité, Bradesco Prime e Santader Select: Fluxos (Pix, TED, Pagamento de contas, Pagamento de tributos, DDA Débito automático, Contratação de cartão de crédito, Cartão virtual, Cartão adicional, digital first, Gestão de limites, Programa de fidelidade, Primeiro acesso, Insights, Benefícios, Recarga, Investimento, Empréstimo), Rancking dos destaques, Estrelas (Escala de Diferencial Semântico)

Ideação

A partir de jornadas pré-estabelecidas, foi traçada uma análise comparativa em relação ao uso das plataformas mobile dos 8 players com base nas métricas de UX: Eficiência e eficácia, Engajamento, Familiaridade e Consistência, Gestão de Erros, Feedback e Visibilidade do Status e da Navegação e Visual Design.