Guia Experiência do Usuário Open Banking - BACEN

O guia apresenta princípios, diretrizes, referências, requisitos obrigatórios e recomendações para a criação da jornada do usuário para compartilhamento de dados e iniciação de pagamento.

5/8/20241 min read

Desafio

Junto com um time de UX Designers e UX Researchers da ilegra, participei da fase 2 do projeto de construção do Guia de Experiência do Usuário, parte integrante do regulamento do Open Banking (Atualmente, Open Finance) no Brasil. O guia apresenta princípios, diretrizes, referências, requisitos obrigatórios e recomendações para a criação da jornada do usuário para compartilhamento de dados e iniciação de pagamento. Cada caso de uso é acompanhado de telas ilustrativas para facilitar a compreensão do texto que não implicam em obrigatoriedade para o desenvolvimento das interfaces.

Em relação ao conteúdo do guia referente às fases, a primeira trata sobre a criação das APIs nas instituições para ter fluxo de informações entre elas. A fase dois, em que eu participei (etapa de Redirecionamento, pg. 72 à 82 do Guia) fala sobre o ambiente de compartilhamento desses dados e a terceira destaca questões de pagamento e crédito.

Entregáveis UX:

  • Revisar material bruto enviado pelo time Bacen. Analisando os textos, para que o entendimento do mesmo fosse acessível a todos;

  • Construção de jornadas;

  • Auxiliar na forma como o documento é apresentado;

  • Pensar na lógica de leitura, ordenar os capítulos quanto à apresentação;

  • Uniformizar os termos de acordo com o glossário (mantendo distintas a comunicação com instituições e com clientes finais);

  • Desenhar a interface ilustrativa apresentada dentro do Guia;

  • Desenvolver todo o projeto gráfico/editorial do documento.

Resultado

O documento é de suma importância para as instituições, uma vez que vão encontrar um guia da regulamentação, com apoio visual da interface ilustrativa, para que possam desenvolver em seus sistemas e plataformas o ambiente do Open Banking. Além de garantir que o cidadão, independentemente da instituição com a qual esteja interagindo, tenha uma experiência concisa.

Ver Guia de Experiência do Usuário

*Não é permitido compartilhar detalhes além do exibido. Quer saber mais sobre o processo UX? Entre em contato: deborahmagj@gmail.com.