Lab de inovação: Score

Simplificando a forma de mostrar o score e sensibilizando a educação financeira dos cooperados.

5/8/20242 min read

Desafio

A ideia central do score de crédito é oferecer acesso aos hábitos financeiros do consumidor para que as instituições financeiras e empresas de varejo possam adequar as ofertas de crédito aos consumidores. Não há um sistema que unifique todos os scores. As principais instituições responsáveis pelo cálculo são os birôs de crédito: Boa Vista, Quod, Serasa Consumidor e SPC Brasil. Portanto, para ter acesso às pontuações é necessário verificar nos sites ou aplicativos de cada um dos birôs.

A Ailos busca cada vez mais, ter uma visão inovativa centrada nas necessidades dos cooperados e trazer insumos para criação de produtos e serviços client-first. E após análise de dados em que houve um aumento significativo na quantidade de cooperados inadimplentes se comparado ao ano anterior desta investigação. E com base nisso, o negócio definiu a estratégia em investigar esses dados internos profundamente, olhar o mercado, ser mais transparente com os cooperados em relação ao seu score dentro da Ailos e até mesmo, oferecer apoio com serviços de educação financeira dentro do aplicativo.

Entregáveis UX:

  • Desk Research

  • Benchmarking

  • Perfis de usuários

  • Mapeamento de Jornadas

  • Arquitetura

  • Protótipo

  • Recomendações

Resultados

Após entendimento dos objetivos gerais do projeto, analisamos os dados internos que fomentaram esta investigação, mapeamos os perfis de usuários levantando as seguintes questões: Quem são, Contextos, Necessidades, Pontos de dor e Motivações. Dividimos a jornada em: Consulta de CPF, Faixa de Score e Soluções. Com isso, buscamos entender os objetivos do usuário com as features no app, como será a interação, o que poderiam pensar, o que sentem ao vivenciar e as motivações para continuar.

Com a compilação dos insights da atividade cocriativa realizada com o time Ailos para analisar as jornadas das perfis, criamos um wireflow para nortear um caminho estratégico e inserir essas descobertas na realidade dos serviços já ofertados no app. Utilizamos uma das ferramentas do toolkit de inovação da Ailos que é a Matriz 2x2 com algumas adaptações de acordo com as necessidades deste experimento e depois compilamos os melhores insights da atividade. Então, chegamos a um protótipo das novas features no app e recomendações de próximas etapas para evolução da solução.

Aprendizados

Este projeto reforçou o posicionamento da Ailos na visão inovativa centrada nas necessidades de cooperado. As informações sobre score ainda são muito dispersas. E a exibir a informação sobre o score na própria instituição financeira, é raro. E iniciativas que promovem a sensação de transparência entre negócio e usuário, eleva o nível de felicidade e satisfação em pertencer. Principalmente, no contexto de cooperativas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Empresa: ilegra

Período: Jan-Mar/2022

Não é permitido compartilhar detalhes além do exibido. Quer saber mais sobre o processo UX? Entre em contato: deborahmagj@gmail.com.